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Beatriz Calsolari

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Education / A importância da etapa de prototipação para as startups

A importância da etapa de prototipação para as startups

Saiba mais sobre como utilizar a prototipação para errar rápido e, principalmente, errar barato, de forma a atingir as soluções mais certeiras para o seu negócio.

Postado 1 mês atrás

•

3 minutos para ler

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What is prototyping? | UX Guerrilla

O que é a prototipação?

Para iniciar a discussão, vamos definir o que significa um protótipo:

Protótipo = Prótos (primeiro) + Typos (tipo), ou seja, seria o primeiro modelo do produto final.

E justamente por ser um modelo do produto final é que você deve testá-lo com pessoas que não estão relacionadas com o desenvolvimento da ideia. São elas que poderão enxergar detalhes que a equipe não percebeu antes.

Da mesma forma com a priorização, é necessário levar em consideração os recursos escassos que temos, como tempo e dinheiro.

Qual a importância dessa etapa?

A chance de fracasso aumenta se você não fizer a prototipação, porque será lançado um produto que não teve validação prática do público, o que é um risco.

Caso dê errado, será demandado mais tempo e dinheiro, que poderiam estar sendo aplicados de outra forma, já para levar o produto correto para mais pessoas.

Portanto, a ideia da prototipação é errar rápido, para acertar rápido..

Qual o objetivo da prototipação?

O objetivo da prototipação não é o artefato, mas sim o feedback. Faz sentido, certo? Afinal, você está fazendo um produto/serviço para um público. Você precisa saber o que ele está achando da ideia.

Vantagens do processo de prototipação

  • Economia de tempo
  • Feedbacks
  • Oportunidades de melhora
  • Como os potenciais usuários interagem com o produto
  • Pivotar (mudar o sentido em que estava indo) antes de iniciar o
  • desenvolvimento
  • Validar a proposta de valor
  • Testar as metodologias de desenvolvimento

Para se aprofundar mais…

A revista de Design de interação, The Human-Computer Interaction Handbook, publicou um artigo denominado “What do Prototypes Prototype?”, ou seja, “O que os protótipos prototipam?”, em que buscou estabeleceu um modelo que corresponde a aspectos
importantes no design de um artefato interativo. Para acessar o artigo completo, clique aqui.

O que os protótipos prototipam?

O esquema apresenta as 4 dimensões de validação de um protótipo:

  1. Função
  2. Implementação
  3. Look and Feel
  4. Integração de todos os anteriores

O triângulo é torto para representar a igual importância entre as áreas.
Para o MVP, é importante buscar validar essas dimensões.

12: What do prototypes prototype. Figure from Houde and Hill (1997) | Download Scientific Diagram
Porém, é possível fazer protótipos que apenas testem uma, duas ou todas as dimensões.

Protótipos que visam validar a Função, investigam a usabilidade do produto; a Implementação, questões técnicas e viabilidade de desenvolvimento; Look and Feel, a experiência do usuário com a interface do produto; a Integração, a utilidade, design e viabilidade.

Tipos de ferramentas para a prototipação:

As ferramentas irão variar de acordo com o tempo, dinheiro e propósito que se quer testar, mas algumas ferramentas são:

  • Papel, post-it e material de papelaria
    Storyboards e Crazy 8’s já funcionam como protótipos de papel
    9 Blank Storyboard Templates - Free Sample, Example Format Download | Free & Premium Templates

Conheça a metodologia Crazy 8's – Homem Máquina

  • Técnicas de simulação ou Roleplaying
    Validação de serviços com a representação dos processos
    Representação pelas próprias pessoas do time
    Dramatização
    Role Playing | Cómo aplicarlo en una entrevista de trabajo
  • Softwares para design gráficos e animações
    Produção de wireframes de alta fidelidade What Are Wireframes? | Wireframing Academy | Balsamiq
  • Software de Design de interface
    Protótipos navegáveis, compartilhamento de trabalho
    Testes de usabilidade
    Teste De Usabilidade: O Que É e Como Fazer Passo a Passo

Classificação dos protótipos

Os protótipos podem ser classificados de acordo com o seu nível de fidelidade, de modo que cada um terá um objetivo diferente para se analisar.
Assim, podemos dividi-los em:

Baixa fidelidade:

  • Pode-se utilizar papel, post-it, recursos com pouco detalhamento.
  • Objetivos:
    Coletar rápido feedbacks
    Testar uma funcionalidade simples
    Validar a arquitetura da informação

Low fidelity prototyping: The cheapest corrections in design stage ever! - Infosec Resources
Média fidelidade:

  • Uso de software, que garantem o entendimento da solução com um maior detalhamento.
  • Objetivo:
    Testar fluxos e tarefas simples
    Coletar feedbacks de funcionalidade
    Experimentar a estrutura da interface
Imagem: Robert Smith, via Medium

Alta fidelidade:

  • Custo maior de tempo e desenvolvimento; mas obtém-se maior detalhamento de informações e oportunidades de melhoria ao realizar os testes de validação com os usuários.
  • Objetivo:
    Testar fluxos e tarefas simples e complexas
    Avaliar a experiência e usabilidade
    Coletar feedbacks de UX Validar conteúdo e microtexto (UX Writing)

What? You Are Still Doing High-Fidelity Prototype Slowly? | by Vincent Xia | Medium

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