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Beatriz Calsolari

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Education / Como realizar o cálculo da análise de mercado?

Como realizar o cálculo da análise de mercado?

A construção e desenvolvimento de um produto envolve diversas etapas desde o surgimento da ideia até ao produto que chega ao mercado. Saiba qual é e como calcular a fatia do mercado disponível que o seu produto e/ou negócio consegue impactar.

Postado 2 meses atrás

•

4 minutos para ler

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O que é a análise de mercado?

A construção e desenvolvimento de um produto envolve diversas etapas desde o surgimento da ideia até ao produto que chega ao mercado. Dentre essas etapas, um dos pontos fundamentais para a construção de um negócio com maior solidez  é a realização do estudo de mercado, ou seja, buscar conhecer (e reconhecer) o território no qual você está buscando adentrar, e o que também é mais um ponto de demonstração de domínio em relação ao seu produto.

Qual é a importância da análise de mercado?

Parte da construção do plano de negócios, é por meio da análise de mercados que temos a possibilidade de entender o mercado em que a empresa atua, sobre seus clientes, seus concorrentes e sobre o conhecimento destes em relação ao seu mercado de atuação.

Como iniciar o entendimento do mercado?

Entender o mercado, envolve calcular o tamanho dele, sendo três métodos de cálculos mais importantes. São eles:

  • Bottom up: aqui, ambiente, processos e subsistemas são organizados em cadeias horizontais, sendo caracterizado pela constante busca por recompensas.
  • Top down: já aqui, a orientação do fluxo de informação é feita de forma decrescente, ao contrário da forma anteriormente citada.
  • Comparáveis: examinar as avaliações recentes de empresas comparáveis a sua.

Vamos analisar cada um separadamente:

1- Bottom Up

Definição: a partir da estimação do mercado com dados e métricas da própria startup.

Inputs: primariamente dados unitários de métricas do negócio. Fonte: informação interna de preços, produtos, clientes e etc.

Exemplos: imagine um produto que custe 3 mil reais e que existam 1 milhão de pessoas que podem se tornar potenciais clientes, então, o meu valor de mercado seria 1 milhão x 3 mil = 3 bilhões de reais.

2 – Top Down

Definição: tamanho de mercado delimitado a partir de dados trazidos por organizações presentes nesse mercado.

Inputs: dados de mercado, ONGs, institutos de pesquisa, Governo, estimativas de mercado. Fonte: pesquisas, estudos, reports etc.

Exemplos: De acordo com o IBGE, há 30 milhões de idosos no Brasil, que gastam 8 bilhões de reais por ano com o problema que eu quero resolver. (dados fictícios).

3 – Comparables

Definição: estimar o mercado a partir de dados da concorrência.

Inputs:  dados ou métricas de concorrentes e/ou empresas com modelo de negócio ou mercado similares. Fonte: decks públicos, relatório de benchmarks e etc.

Exemplos: De acordo com pesquisas, análises e reports, minha concorrente tem uma receita de 300 milhões por ano e possui 10% do marketshare, ou seja, controla 10% das vendas desse mercado. Assim o tamanho do mercado é de 3 bilhões.

Market Sizing Techniques - StartupFlux

Qual fatia do mercado meu produto e/ou solução consegue impactar?

Para apresentar aos seus investidores até onde sua empresa pode voar, ou seja, qual a fatia do mercado em que você pode cobrir (afinal, para eles é interessante saber qual a demanda daquele segmento, o que impacta diretamente nas expectativas de retorno em relação àquele negócio) o TAM, SAM E SOM é utilizado.

Mas afinal, o que são essas siglas que mais parecem códigos?

Elas nada mais são do que três diferentes formas de calcular o mercado e significam:

  • TAM: Total Addressable Market, ou Mercado Endereçável Total
  • SAM: Serviceable Addressable Market, ou Mercado Endereçável Aproveitável,
  • SOM: Serviceable Obtainable Market, ou Mercado Alcançável Aproveitável,

Market Share — O que é?. Uma das minhas paixões é entender a… | by Arthur Lamblet Vaz | Medium

Vamos caracterizar melhor cada uma delas abaixo:

1 -TAM (Total Addressable Market):


Definição: trata-se da soma das receitas de empresas de um mesmo setor, ou seja, todas as receitas, geradas por todos os players do segmento estudado devem ser somadas. É o número total de clinetes do seu produto, sem levar em consideração concorrência e/ou limitações. 

Como encontrar o TAM?

Para encontrá-lo, basta imaginar um cenário com distribuição ilimitada e sem concorrência.

É possível atingir uma parcela tão expressiva? E se minha empresa não conseguir?

Nenhum investidor imagina que você vai conseguir atingir todo esse mercado, o mercado mais factível de ser conquistado será demonstrado a seguir, mas o TAM permite a eles enxergar o limite superior do tamanho que você pode ter.

2 -SAM (Serviceable Addressable Market):


Definição:  uma fatia do TAM na qual é representada a soma das receitas que poderia vir a ser conquistada por um negócio atendendo a um ponto específico de um setor. Assim, o mercado disponível para serviço é a fatia do seu mercado endereçável total limitada a características específicas da sua persona, ou seja, o mercado que pode REALISTICAMENTE um dia atender.

Qual a importância do SAM?

Por meio dele, é possível ter uma ideia da receita EM POTENCIAL que você pode alcançar.

3 -SOM (Serviceable Obtainable Market):


Definição: é a fatia do SAM que representa uma expectativa mais realista em relação a receita que seu negócio pode alcançar. Trata-se do mercado que pode ser obtido para serviço, consiste na fatia do mercado disponível para serviço com a expectativa mais realista do potencial atual do seu mercado.

O que o SOM leva em consideração?

Apenas o nicho do mercado que você focará nos próximos meses e o número de clientes que de fato poderiam utilizar da sua futura solução.

E a concorrência no SOM?

Neste momento, é importante levar em consideração a concorrência, que obterá algumas de suas vendas e a capacidade limitada de seu funcionamento.

TAM/SAM/SOM - Productfolio

Alguns exemplos:

Captura-de-Tela-2021-06-22-s-14-01-32

Fonte: https://captable.com.br/projects/weex

🕵️Como fazer pesquisa de mercado para seus produtos em 4 etapas

Fonte:

E, aí? Pronto para calcular o seu mercado? Conta para gente nos comentários:

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